MOMENTOS DO H.T.P.C. DO TVB
HTPC SUSTENTÁVEL!
COMO?
É só reunir numa sala, professores e uma pessoa engajada com a defesa do meio ambiente, com propostas positivas e afirmativas. Foi assim o encontro com Rafael Dias, representante do " GRUPO RECICLAR" que veio somar novas ideias às nossas, para construirmos uma escola legal. Momento de muita reflexão acerca do Projeto de Sustentabilidade da escola. Abaixo alguns registros destes momentos:
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Nos últimos HTPC´S temos discutido sobre Estilos de Aprendizagem, o que vem a ser?
H.T.P.C.
HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO
HTPC SUSTENTÁVEL!
COMO?
É só reunir numa sala, professores e uma pessoa engajada com a defesa do meio ambiente, com propostas positivas e afirmativas. Foi assim o encontro com Rafael Dias, representante do " GRUPO RECICLAR" que veio somar novas ideias às nossas, para construirmos uma escola legal. Momento de muita reflexão acerca do Projeto de Sustentabilidade da escola. Abaixo alguns registros destes momentos:
Resíduos |
Alumínio |
Plástico |
Material após passar pela caldeira - Borra |
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Nos últimos HTPC´S temos discutido sobre Estilos de Aprendizagem, o que vem a ser?
"Os estilos de aprendizagem são maneiras que uma pessoa utiliza para conseguir aprender o que lhe é proposto. Tais estilos são únicos e pessoais, pois cada pessoa apresenta facilidade com um determinado estilo e dificuldade em outros.
Hoje é possível utilizar a aprendizagem física, a interpessoal, a intrapessoal, a lingüística, a matemática, a musical e a visual. A aprendizagem física pode ser realizada através de movimentos corporais como em recitais e teatros. A aprendizagem interpessoal pode ser realizada através de assuntos voltados para o meio externo como forma de estímulo. A aprendizagem intrapessoal pode ser realizada através de atividades individuais que exigem concentração para se pensar numa atitude antes de tê-la. A aprendizagem lingüística pode ser realizada através de leituras e explicações faladas. A aprendizagem matemática pode ser realizada através de raciocínios lógicos e critérios impessoais. A aprendizagem musical pode ser realizada através de tópicos que utilizam a música e sons diferentes. A aprendizagem visual pode ser realizada através da iniciação à imagens, pinturas e tudo aquilo que instiga a visão.
Pensando nesses estilos de aprendizagem deve-se detectar o estilo de cada aluno dentro de uma sala de aula para que estes possam desenvolver-se e entender o que está sendo proposto de maneira mais fácil. Esses estilos de aprendizagem justificam a utilização de música, dança, encenações, jogos, atividades extraclasse no processo de ensino, pois deve-se buscar a identificação de cada aluno em determinadas atividades para que seja destacada a sua habilidade e seu estilo de aprendizagem".
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
"Conforme colocado anteriormente, sendo o Estilo de Aprendizagem um aprendizado pessoal e único, vale ressaltar que não se trata do que o indivíduo aprende e sim a forma que ele utiliza durante o aprendizado.
No intuito de identificar qual o melhor tipo de abordagem para seu aluno ou filho, fazendo com que crie e oriente estratégias educacionais personalizadas de acordo com o perfil de aprendizagem e proporcionando um aprendizado de forma prazerosa e com maior facilidade, conheça os tipos de aprendizagem existentes, bem como a maneira ideal de ser utilizada.
Os sete tipos de Estilo de Aprendizagem identificados no indivíduo:
Físico: definido como o indivíduo que utiliza bastante a expressão corporal, as pessoas que apresentam esse perfil geralmente são inquietos, bisbilhoteiros e “destruidores” de brinquedos, pois buscam saber como ocorre o funcionamento desses. Interagem melhor através do contato manual e corporal, costumam ter gosto pela prática de esportes, dança, invenção e construção de algo.
Segue abaixo algumas atividades recomendadas aos indivíduos que apresentam esse Estilo de Aprendizagem:
Sugestões de atividades:
• Realizar aulas práticas com montagens e construções de objetos e simulações;
• Incluir aulas virtuais em computadores;
• Alternar momentos teóricos e práticos durante a aula.
Intrapessoal: definido como o indivíduo que apresenta característica introspectiva, costuma ser solitário, tímido, anti-social, porém costumam apresentar melhor desempenho quando deixados à vontade.
Na escola tendem a identificar melhor com atividades de escrita, pesquisa e
projetos independentes, apresentando raciocínio lógico muito apurado e são bastante reflexivos.
Sugestões de atividades:
• Realizar projetos independentes com eles;
• Devido ser considerados pesquisadores natos, pode requisitar inúmeros trabalhos de pesquisas;
• Evitar trabalhos em grupo, pois apresentam melhor desempenho em atividades isoladas.
Interpessoal: definido como um indivíduo extrovertido, relaciona-se melhor com o mundo através de suas interações com os outros, apresenta melhor entendimento com pessoas que trabalham em grupo. São considerados prestativos e autênticos, apresentam melhor desempenho em atividades com equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos, trabalhos de pesquisa em grupo, ou trabalho em pequenas equipes.
Sugestões de atividades:
• Realizar projetos em grupos;
• Organizar trabalhos onde possam lidar com o público, como debates e entrevistas.
Lingüístico ou Verbal: definido como o indivíduo que apresenta maior facilidade em se expressar com palavras, são consideradas como “devoradores” de livros, sendo extremamente cultas, sempre tem domínio do assunto que é abordado. São simpatizantes de atividades que envolvem o uso da palavra falada, escrita de poemas e leitura literária.
Sugestões de atividades:
• Realizar projetos literários, concursos para redação de textos publicitários;
• Realizar debates de temas polêmicos;
• Criar peça de teatro, etc.
Matemático: geralmente esses indivíduos utilizam mais o pensamento (raciocínio lógico), números, padrões e seqüências, contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas e tabelas, e solução de problemas complexos. São considerados gênios matemáticos e tendem a ser apaixonados por jogos.
Sugestões de atividades:
• Ensinar atividades que tenha como comprovar a resolução;
• Realizar projetos que propiciem a organização e classificação de coisas e objetos;
• Realizar projetos de pesquisas científicas ou comportamentais.
Musical: são indivíduos que se interessam mais por sons e músicas, geralmente vivem cantando ou entoando algum som, mesmo com a boca fechada. Apresentam habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou não.
Sugestões de atividades:
• Realizar projetos para criação de teatros musicais;
• Escrever letras para músicas já existentes;
• Realizar projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais;
• Realizar projetos para criação de trabalhos em multimídia.
Visual: são indivíduos que tendem a explorar mais o aspecto visual das coisas, apresentando um talento natural para lidar com cores e harmonizar ambientes. Identificam-se através de pinturas, imagens, bem como criação de artes gráficas.
Sugestões de atividades:
• Criar projetos voltados para a criação de cenários para peças de teatro;
• Criar um Site para a turma ou escola;
• Solicitar apresentações multimídia dos trabalhos da escola;
• Realizar projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte;
• Trabalhar com ilustrações, gráficos, slides e filmes nas aulas.
É importante esclarecer que uma pessoa pode apresentar mais de um estilo de aprendizagem, mas geralmente tende a ter o estilo primário tido como o dominante e o secundário".
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Pesquisa feita pelo AEE
H.T.P.C.
Compartilhando Saberes
O professor da Matemática Descomplicada de nossa escola, Fagner, proporcionou ao H.T.P.C. momento de troca de saberes, através da apresentação e uso de um recurso educacional concreto,"Esteira Numérica", idealizada por ele, que pode ajudar e muito o aluno nas aquisições de conceitos matemáticos. Os professores também confeccionaram a "Esteira Numérica", para poderem usar este recurso em sala de aula. Confira abaixo os registros fotográficos deste momento:
HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO
(H.T.P.C.)
1. Qual é a legislação básica sobre o assunto?
· Portaria CENP nº 1/96· L.C. nº 836/97
2. O que é HTPC?
É a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, a ser desenvolvida na unidade escolar, pelos professores e o Professor Coordenador Pedagógico.
3. Qual é a sua finalidade?
· Articular os diversos segmentos da escola para a construção e implementação do seu trabalho pedagógico.· Fortalecer a unidade escolar como instância privilegiada do aperfeiçoamento de seu projeto pedagógico.
· (Re)planejar e avaliar as atividades de sala de aula, tendo em vista as diretrizes comuns que a escola pretende imprimir ao processo ensino-aprendizagem.
4. Para que servem as HTPCs na escola?
Para estimular o desenvolvimento das atividades coletivas da unidade escolar
5. Quais são os seus objetivos?
I. Construir e implementar o projeto pedagógico da escola;
II. articular as ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da escola, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
III. identificar as alternativas pedagógicas que concorrem para a redução dos índices de evasão e repetência;
IV. possibilitar a reflexão sobre a prática docente;
V. favorecer o intercâmbio de experiências;
VI. promover o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores;
VII. acompanhar e avaliar, de forma sistemática, o processo ensino-aprendizagem.
Quer saber mais?
http://www.publicado.com.br/ud/map47.htm
CELSO ANTUNES, UMA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO
TELMA WEISZ
OUTRA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO