GAPES Grupo de Apoio Pedagógico Especializado

GAPES do T.V.B.

Fazer da escola um lugar melhor,sempre!

"A importância da formação continuada para uma atuação docente reflexiva"

Ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas sobretudo um ser educador comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercício dos direitos básicos à cidadania...
Sabemos que o profissional professor das séries iniciais se forma através de um processo dinâmico de interações e experiências, na qual os saberes são construídos, seja para resolver problemas na sua prática pedagógica seja para organizá-la. Na construção destes saberes o professor aprende a profissão de educador. A esse respeito afirma Sousa (2008, p. 66) [...] ser docente um profissional implica, portanto dominar uma série de saberes, capacidades e habilidades especializadas que o fazem competente no exercício da docência...
A formação profissional é uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade, sendo a formação inicial insuficiente para atender as exigências impostas pela sociedade atual e não o único espaço onde os docentes aprendem sobre a profissão. A formação continuada emerge então como uma necessidade da profissionalização...
 O processo de formação do professor engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático, fazendo-o desenvolver habilidades para saber lidar com as diferentes situações que surgem na atuação da prática docente...
 As dimensões pessoal, profissional e organizacional devem ser consideradas aspectos necessários a formação de profissionais da educação, já que os saberes docentes provêm de várias e diversificadas fontes, o que requer uma atitude de compromisso do professor, no sentido de considerar um conjunto de decisões que são chamados a tomar no seu dia-a-dia, no interior da sala de aula e no contexto da organização escolar...
Assim, a formação continuada apresenta-se como fator relevante para uma atuação repleta de significação, possibilitando ao educador maior aprofundamento dos conhecimentos profissionais, adequando sua formação as exigências do ato de ensinar, levando-os a reestruturar e aprofundar conhecimentos adquiridos na formação inicial. O professor que participa de atividades de formação continuada pode refletir sobre suas práticas e trabalho diário.
Trechos extraídos do "Jornal da Educação: "A importância da formação continuada para uma atuação docente reflexiva"
Para saber mais sobre o assunto acesse o link abaixo. 



Gestão Fernando Fernandes investe em Educação Inclusiva

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 19/10/2015
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Charles EliseuProgramas desenvolvidos na rede de ensino garantem acesso a Educação Inclusiva em Taboão da Serra 
Visando garantir o acesso a uma Educação Inclusiva, a Prefeitura de Taboão da Serra tem intensificado os programas na rede de ensino. Somando, por exemplo, os atendimentos que são feitos pelo Grupo de Apoio Pedagógico Especializado (GAPEs) e pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), o número de alunos beneficiados é de 784, contabilizando mais de 14 mil atendimentos no primeiro semestre de 2015.  
O GAPEs, que ocorre em 18 escolas-polos, tem por objetivo auxiliar alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem. O AEE, presente em 19 escolas-polos, visa atender crianças com deficiência física, intelectual, sensorial, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e com altas habilidades.  
Os professores que atuam nesses programas possuem formação em psicopedagogia e, além de desenvolver atividades com os alunos, no contra turno do ensino regular, também dão apoio aos educadores do ensino fundamental I.  
“São formados grupos de 3 a 5 alunos, em que o nosso objetivo principal é auxiliar o ensino regular, focando nas dificuldades e em termos de coordenação motora e nas atividades lógicas por exemplo. E para isso, é muito importante o uso de jogos e o investimento no lúdico. Temos as segundas-feiras reservadas para dar apoio aos professores, coordenadores, diretores e sugerir atividades a serem aplicadas em sala de aula”, destacou a professora Rita Kobylansky, integrante do AEE.
O prefeito Fernando Fernandes, destaca o trabalho. “Temos o dever de garantir um ensino de inclusão, e é através de programas como o GAPEs e do AEE que alcançamos bons resultados. E o mais importante de tudo é que o professor especialista vai até a escola onde estuda o aluno que precisa de atendimento especial”, salientou.   
Muitas melhorias estão sendo promovidas nos programas de inclusão na rede, conforme elucida o secretário de Educação, João Medeiros. “O AEE e o GAPEs são fundamentais na construção de um ensino inclusivo. Nesse sentido, estamos fortalecendo o acompanhamento destes professores especialistas aos alunos que possuem algum tipo de necessidade”, falou. “O investimento em infraestrutura a esses profissionais tem que existir. Por isso viabilizamos um automóvel e também computadores aos professores especialistas nesses programas, o que facilita o trabalho e melhora os resultados”, ressaltou. 
CREI Amor Perfeito 
Outra medida tomada em relação à Educação Especial foi tomada em 2015. O Centro de Habilitação e Reabilitação Amor Perfeito, passou a ser um Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Amor Perfeito. “Pensamos sobre a educação inclusiva e fizemos uma reestruturação na rede, sobretudo no Amor Perfeito”, disse. “O Centro continua atendendo alunos e, até mais crianças e com ainda mais qualidade, porém apenas no período da tarde. Já as manhãs serão destinadas ao atendimento e formação de professores de toda a rede”, esclareceu Medeiros.








ALGUNS REGISTROS DO TRABALHO DO GAPES
 REALIZADO NO TVB


ROTINA
A rotina é prevista no planejamento, é um trabalho intencional, no qual o professor mobiliza recursos didático pedagógicos em prol da aprendizagem dos alunos, não é uma atividade mecânica sem contextualização.

JOGOS
Stop de matemática, uma maneira divertida de aprender




Este trabalho propicia aos alunos uma aprendizagem  agradável utilizando recursos  que os conduzam a pesquisa, a busca, troca, gerenciamento de informações, tornando-os assim, capazes de compartilhar os saberes entre seus pares e no meio que em que vivem.

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GAPEs – Grupo de Apoio Pedagógico Especializado
JUSTIFICATIVA:
A persistência de um desempenho escolar insatisfatório é certamente um fator de desestímulo a alunos  e pode comprometer seriamente a vida escolar da criança e refletindo sobre esta questão o GAPEs (Grupo de Apoio Pedagógico Especializado) oferece instrumentos para revelar as dificuldades enfrentadas e permite evidenciar as potencialidades individuais, fortalecendo os alunos e conferindo-lhes recursos para superação das barreiras que se interpõem ao processo de ensino-aprendizagem. Proporciona ainda um lugar de descoberta e de socialização de formas próprias e efetivas de aprendizagem. O trabalho em grupo abre também espaço para que os alunos resgatem e desenvolvam o seu papel de educando no contexto escolar.
As teorias neuropsicológicas nos fornecem subsídios que explicam sobre o preparo fundamental para o processo de aprendizagem que consistem em propiciar o desenvolvimento ou aprimoramento das funções neurológicas e das operações cognitivas, focando prioritariamente no desenvolvimento de processos cognitivos como atenção, memória e percepção através de jogos que é o princípio primordial no trabalho do GAPEs.

OBJETIVOS:
A legislação federal trata nos artigos 205 e seguintes, o direito de TODOS à educação. Esse direito visa o “pleno desenvolvimento das pessoas, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”(art. 205); e evidenciando esse pleno desenvolvimento, os objetivos do GAPEs caracterizam-se por:
I- Promover condições de acesso, permanência e participação de aprendizagem no ensino regular aos alunos com dificuldades significativas ou transtornos de aprendizagem;
II- garantir a transversalidade das ações da educação regular aos alunos com dificuldades ou transtornos no campo da aprendizagem;
III- fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem e contribua para o desempenho satisfatório dos alunos com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem;
IV- assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis do ensino regular.

PÚBLICO ALVO DO GAPEs:
·         Alunos retidos;
·         Alunos participantes do GAP por mais de um ano;
·         Alunos com problema significativo de aprendizagem ou proveniente de outras condições, como Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade, mutismo seletivo ou outras questões.

CARACTERÍSICA DOS ATENDIMENTOS:
Os atendimentos acontecerão em grupos e serão organizados mediante avaliação do professor, considerando prioritariamente o contra turno da criança. Cada grupo será atendido duas vezes por semana, onde cada encontro terá duração em torno de 1h30m.
São realizadas atividades e intervenções que se baseiam no objetivo de identificar a melhor forma de se aprender, onde recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras e contação de histórias são utilizadas. Jogos como: Torre de Hanói, Sequência Lógica, Cara a Cara, Cilada, Genius, A Hora do Rush, Lince, Dominós variados, Jogos de Memória, Quebra-Cabeças entre outros fazem parte do repertório com o objetivo de desenvolver e estimular a atenção, concentração, percepção, raciocínio, coordenação, memorização, orientação, composição, decomposição, destreza motora e conceitos matemáticos.

ALTA / DISPENSA:
O aluno terá garantido o GAPEs como um facilitador para viabilizar a sua vinculação com a aprendizagem a fim de tornar as condições no ensino regular favorecedoras a aprendizagem dos educandos, entendendo porém, que a participação no GAPEs tem caráter transitório.
              Resumindo...
              - O GAPEs não é substitutivo do ensino regular e, sim, complementar e/ou suplementar;
             - O GAPEs  destina-se a alunos com problema significativo de aprendizagem ou proveniente de outras   condições, como Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade, mutismo seletivo ou outras questões.
        - O GAPEs deve ser oferecido preferencialmente na mesma escola em que o aluno frequenta o ensino regular, em turno inverso para não dificultar ou impossibilitar a frequência à sala de aula comum;

         - O GAPEs deve constar no Projeto Pedagógico (PP) da escola de ensino regular. O PP deverá refletir a pluralidade de ações que envolvem o ato educativo em que TODOS são capazes de aprender, embora com ritmos, condições e estilos de aprendizagem diferentes.

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