domingo, 4 de dezembro de 2011

Projeto "Salve o Planeta" - 2º ano

O 2º ano da Prof.ª Ivone desenvolveu um projeto muito legal sobre ecologia e sustentabilidade. Leia abaixo o roteiro teatral que a sala desenvolveu dentro do projeto, e veja as fotos do encerramento do projeto:

Introdução: (narração) 
CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA
Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Eles habitam o nosso planeta TERRA. Os seres vivos são o homem, os vegetais e os animais. Os seres que não possuem vida, como a água, o ar e o solo, juntamente com os seres vivos, formam o meio ambiente, que damos o nome de NATUREZA.
Para conservarmos a natureza, devemos tomas algumas atitudes: evitar as queimadas; evitar o desmatamento; despoluir a água dos rios e córregos; não jogar lixo em qualquer lugar; não danificar as árvores; proteger a natureza de qualquer tipo de agressão.
A ÁGUA é muito importante na natureza. Sem a água não há vida. Ela pode ser encontrada na natureza nos mares, rios, lagos, nuvens, chuva, neve, gelo, etc. e dentro dos seres vivos (no corpo do homem, dos animais e vegetais). Usamos a água para a higiene diária das pessoas, produção de energia elétrica, no preparo de bebidas e alimentos, etc.
O AR é uma camada transparente que envolve a Terra, formado de vários gases. Os seres vivos precisam do ar para viver. Este deve ser puro. A purificação do ar é feita pelos vegetais (árvores).
Quando derrubamos as matas ou realizamos queimadas, estamos tornando difícil a purificação do ar, tornando-o poluído, causando nas pessoas alergias, doenças respiratórias, etc.
Devemos conservar as matas, as florestas, as árvores, para diminuirmos a poluição do nosso planeta.
UM MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL TRAZ SAÚDE E PRAZER PARA TODA A COMUNIDADE.”
Texto retirado da apostila O Dia-a-Dia do Professor

(o texto deverá ser lido ao som da música barulho da natureza – CD)



TEATRO:
Personagens:
- narrador
- água
- torneira
- chuveiro
- poluição
- professor

(atrás das cortinas, as crianças cantam: NESTA CASA, NESTA CASA, NÃO ESBANJO...)

Abrem-se as cortinas e entra a D.ÁGUA:
_ Olá, pessoal! Sou a água. Naturalmente gostosa... Mas você sabia que existe uma ameaça de haver a minha falta no futuro?
Entra o professor (personagem):
_ Então, vamos aprender como podemos colaborar para “água não faltar”?!!!

RIO: _ Não me poluir é uma ajuda...
TORNEIRA: _ Não me deixar aberta, também!
CHUVEIRO: _ Diminuir o tempo do banho... ah, é um sonho!

(todos os alunos cantam: NESTA CASA, NESTA CASA...)

ÁGUA (com o rosto agradecido): _ Obrigada! Oh, obrigada! Me sinto tão protegida!...
Abrem-se as cortinas e entra a DONA POLUIÇÃO:
_ Puxa, me sinto tão “bandida”: poluo o ar, os rios, a água...

PROFESSOR: _ Ah, mas nos últimos tempos, com a regulagem dos motores e tratamento dos esgotos, você já tem poluído menos...
_ Além do que, se os governantes investirem mais em energia eólica (a do vento) – mostra o cata-vento – poderemos economizar ainda mais ÀGUA!

A ÁGUA: _ Ah, me sinto tão aliviada!

PROFESSOR: _ Bom, pessoal, parece-me que a questão da CONSCIENTIZAÇÃO PARA A ECOLOGIA é como uma música que conheço, que diz que bastam algumas ações para que a vida se transforme:
(todas as crianças cantam: ALGUMAS PALAVRAS SÃO MÁGICAS...)
(todos fazem um círculo que se movimenta dançando, cada um ao seu modo, e ao mesmo tempo, movimentando o cata-vento e cantando)
(então, devagar, cada um vai saindo da roda e entregando um LEMBRETE –abaixo- ao público presente):

CINCO PEQUENAS AÇÕES
CONSCIENTIZADORAS:
- Não poluir os rios;
- Não deixar a torneira aberta;
- Diminuir o tempo do banho;
- Regular o motor do carro;
- Economizar energia elétrica.
AME O PLANETA!!!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário