O 2º ano da Prof.ª Ivone desenvolveu um projeto muito legal sobre ecologia e sustentabilidade. Leia abaixo o roteiro teatral que a sala desenvolveu dentro do projeto, e veja as fotos do encerramento do projeto:
Introdução:
(narração)
CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA
“ Os
seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Eles habitam o
nosso planeta TERRA. Os seres vivos são o homem, os vegetais e os
animais. Os seres que não possuem vida, como a água, o ar e o solo,
juntamente com os seres vivos, formam o meio ambiente, que damos o
nome de NATUREZA.
Para
conservarmos a natureza, devemos tomas algumas atitudes: evitar as
queimadas; evitar o desmatamento; despoluir a água dos rios e
córregos; não jogar lixo em qualquer lugar; não danificar as
árvores; proteger a natureza de qualquer tipo de agressão.
A
ÁGUA é muito importante na natureza. Sem a água não há vida. Ela
pode ser encontrada na natureza nos mares, rios, lagos, nuvens,
chuva, neve, gelo, etc. e dentro dos seres vivos (no corpo do homem,
dos animais e vegetais). Usamos a água para a higiene diária das
pessoas, produção de energia elétrica, no preparo de bebidas e
alimentos, etc.
O
AR é uma camada transparente que envolve a Terra, formado de vários
gases. Os seres vivos precisam do ar para viver. Este deve ser puro.
A purificação do ar é feita pelos vegetais (árvores).
Quando
derrubamos as matas ou realizamos queimadas, estamos tornando difícil
a purificação do ar, tornando-o poluído, causando nas pessoas
alergias, doenças respiratórias, etc.
Devemos
conservar as matas, as florestas, as árvores, para diminuirmos a
poluição do nosso planeta.
UM
MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL TRAZ SAÚDE E PRAZER PARA TODA A COMUNIDADE.”
Texto
retirado da apostila O Dia-a-Dia do Professor
(o
texto deverá ser lido ao som da música barulho da natureza – CD)
TEATRO:
Personagens:
-
narrador
-
água
-
torneira
-
chuveiro
-
poluição
-
professor
(atrás
das cortinas, as crianças cantam: NESTA CASA, NESTA CASA, NÃO
ESBANJO...)
Abrem-se
as cortinas e entra a D.ÁGUA:
_
Olá, pessoal! Sou a água. Naturalmente gostosa... Mas você sabia
que existe uma ameaça de haver a minha falta no futuro?
Entra
o professor (personagem):
_
Então, vamos aprender como podemos colaborar para “água não
faltar”?!!!
RIO: _
Não me poluir é uma ajuda...
TORNEIRA: _
Não me deixar aberta, também!
CHUVEIRO: _
Diminuir o tempo do banho... ah, é um sonho!
(todos
os alunos cantam: NESTA CASA, NESTA CASA...)
ÁGUA
(com o rosto agradecido): _ Obrigada! Oh, obrigada! Me sinto tão
protegida!...
Abrem-se
as cortinas e entra a DONA POLUIÇÃO:
_
Puxa, me sinto tão “bandida”: poluo o ar, os rios, a água...
PROFESSOR:
_ Ah, mas nos últimos tempos, com a regulagem dos motores e
tratamento dos esgotos, você já tem poluído menos...
_
Além do que, se os governantes investirem mais em energia eólica (a
do vento) – mostra o cata-vento – poderemos economizar ainda mais
ÀGUA!
A
ÁGUA: _ Ah, me sinto tão aliviada!
PROFESSOR: _
Bom, pessoal, parece-me que a questão da CONSCIENTIZAÇÃO PARA A
ECOLOGIA é como uma música que conheço, que diz que bastam algumas
ações para que a vida se transforme:
(todas
as crianças cantam: ALGUMAS PALAVRAS SÃO MÁGICAS...)
(todos
fazem um círculo que se movimenta dançando, cada um ao seu modo, e
ao mesmo tempo, movimentando o cata-vento e cantando)
(então,
devagar, cada um vai saindo da roda e entregando um LEMBRETE –abaixo-
ao público presente):
CINCO
PEQUENAS AÇÕES
CONSCIENTIZADORAS:
-
Não
poluir os rios;
-
Diminuir o tempo do banho;
-
Regular o motor do carro;
-
Economizar energia elétrica.
AME
O PLANETA!!!!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário