AGORA NA NOSSA ESCOLA!
O QUE É?
Somos uma organização especializada em sistemas de aprendizagem para desenvolver habilidades que a vida moderna exige de todos nós. Acreditamos na importância de preparar a pessoa para uma vida inteira de aprendizado. Trabalhamos para tornar disponíveis metodologias e práticas mais eficazes.
Somos profissionais educadores e empreendedores em sintonia com as recentes descobertas da neurociência: o cérebro é elástico, ele se reinventa, cria novos neurônios, novas conexões, novas funções. Desenvolvemos tecnologias educacionais inovadoras, de abordagem interacionista, que atuam na capacidade da pessoa se modificar e aprender novas habilidades.
Desde 1996 em intenso crescimento e atividade, a Mind Lab tornou-se líder mundial no campo do raciocínio e desenvolvimento de habilidades que ampliamos com o decorrer de nossas vidas. O Método Mind Lab foi adotado por milhares de escolas em mais de 30 países. Mais de 10.000 professores foram treinados e certificados, e mais de 2.000.000 estudantes utilizam o Método Mind Lab para melhorar suas habilidades de raciocínio.
VISÃO
Visamos o auxílio na preparação da próxima geração para os complexos desafios do século 21: fortalecer uma ampla gama de habilidades cognitivas, emocionais e sociais; ensinar as crianças e jovens a pensar reflexivamente e incentivar os estudantes a “aprender a aprender”.
Nossa visão é colocar o jogo de raciocínio em um lugar privilegiado no currículo escolar, transformando-o em uma significativa ferramenta de educação para colaborar no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas, que fala ao coração e mente das crianças e jovens.
Temos o objetivo de promover, nas futuras gerações, essas habilidades, com foco na transposição para outras esferas do cotidiano, que irão ajudá-las a maximizar seu potencial, tornando-se mais reflexivas, bem sucedidas, contribuindo na formação de pessoas mais felizes, que agem com mais respeito em relação a seus iguais, superando desafios e indo além.
O mais importante, a Mind Lab ajuda as pessoas a se tornarem mais íntegros e seres humanos mais felizes. Para isso, capacitamos professores e escolas com ferramentas eficazes e inovadoras de ensino.
PROGRAMA DE ENSINO
No Ensino Fundamental I, séries iniciais (1º e 2º anos), o processo tem como foco as necessidades do primeiro ciclo da Educação Básica: alfabetização (entendida como construção dos instrumentos internos para lidar com linguagem, matemática, jogo…), formação de conceitos básicos, organização inicial de procedimentos investigativos e de operações concretas.
Objetivos Gerais:
- Favorecer a passagem do pensamento pré-operatório para o operatório.
- Estimular a inserção no mundo regrado.
- Favorecer a consolidação das primeiras operações concretas de pensamento.
- Desenvolver estratégias de ação reguladas pelas regras do jogo e pelas jogadas do outro.
- Incentivar o planejamento e a execução organizada.
- Estimular o estilo interrogativo.
- Construir estratégias de pensamento organizado.
- Desenvolver a habilidade de análise e comparação.
- Aprender a lidar com atitudes e sentimentos ligados aos jogos de regras (esperar a vez, frustração de perder, euforia de ganhar, entre outros).
- Aprimorar a socialização.
- Desenvolver o espírito de equipe.
Nas séries finais do Ensino Fundamental I, o foco passa a ser o uso dos instrumentos internos em situações-problema concretas. A passagem de ciclos ocorre durante o 6º ano, acompanhando a organização da Educação no Brasil. Durante o Fundamental II, o processo é focado nas necessidades próprias à entrada na adolescência (aspectos sociais e emocionais), como por exemplo: tomada de decisões para o planejamento do futuro, uso dos instrumentos internos em situações-problemas mais complexos, maior abstração etc.
Objetivos Gerais:
- Favorecer a consolidação das operações concretas de pensamento.
- Aprimorar as estratégias de ação reguladas pelas regras do jogo e pelas ações do outro.
- Desenvolver a habilidade de lidar operatoriamente com as regras dos jogos.
- Auxiliar na superação dos limites do pensamento concreto.
- Aprimorar habilidades de comunicação – captação, análise e expressão da informação.
- Promover o desenvolvimento de estratégias para o planejamento e a execução ordenada de ações.
- Estimular o reconhecimento e a administração de recursos disponíveis.
- Desenvolver a habilidade de lidar com a frustração e com a satisfação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário